18 de maio de 2012

Ergonomia de Interiores


A Ergonomia está ligada ao conforto, segurança e eficiência onde o objetivo principal está em respeitar os espaços mínimos de circulação, deslocamento, necessidades e limitações físicas.


No caso do ambiente físico está relacionada com a antropometria, anatomia humana, preocupação com a postura e tudo que está relacionado ao trabalho, segurança e saúde física do ser humano.

No Design de Interiores a ergonomia é aplicada nos móveis e mobilidade interna do ambiente, respeitando-se medidas mínimas de circulação, altura, distância.



Ninguém pensa em projetar um ambiente em que se bata em uma quina de um móvel, aonde não se possa alcançar um armário, ou mesmo se comprar um sofá e ele não caber no ambiente, e o inverso também se aplica para ambientes extremamente grandes com móveis diminutos tornando o espaço vazio, tudo deve estar em equilíbrio.



Quando o Designer projeta um espaço precisa levar em conta vários fatores, desde o tamanho do ambiente, altura dos moradores, mobilidade, deficiência física, o tipo de iluminação correta, temperatura, acústica, campo de visão, acessibilidade, enfim, uma gama de fatores para tornar o ambiente o mais saudável e agradável possível.

Propor medidas adequadas, circulação suficiente, alcance manual com adequação de equipamentos é o mínimo para tornar um projeto viável, confortável e acolhedor.


LIVROS IMPORTANTES QUE EU INDICO

Considerado a Bíblia da Arquitetura e Design de Interiores NEUFERT é um livro de pesquisa muito importante inclusive para o estudo do dimensionamento humano na hora de projetar.

Arte de Projetar Em Arquitetura - 18ª Ed. 2013
Arte de Projetar Em Arquitetura 

Desde a sua primeira edição alemã de 1936, realizaram-se 39 edições em alemão e 17 em português, além de ter sido publicado em 18 idiomas diferentes e vendido mais de um milhão de exemplares, no total.
Manual quase obrigatório não só para os primeiros anos do curso de arquitetura, nele você pode encontrar desde medidas mínimas entre mesas de um restaurante a dimensões de quadras poliesportivas. Como é um manual para consultas e será manuseado constantemente a capa dura ajuda muito a manter a integridade do livro ( edições anteriores apresentavam a opção brochura). Ótimo investimento para quem procura um livro que dê norteamento INICIAL de programas diversos como escolas, restaurantes, clubes, hotéis, quadras, mobiliário, entre outros.


Dimensionamento Humano para Espaços Interiores
Dimensionamento Humano para Espaços Interiores
O estudo das medidas do corpo humano em base comparativa é conhecido como antropometria.


Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

VIVARTESANATO, ARTESANATO EM TECIDO, RECICLANDO, DESIGN E DECORAÇÃO: Ergonomia de Interiores

This page has found a new home

Ergonomia de Interiores

Blogger 301 Redirect Plugin